HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Pindas Chinesas - Luciana Marques



 
Dra. Luciana Marques
Terapeuta Holística, Profa. em Estética Corporal e Facial
Tels.: (11) 2478.8165 / 99884.5187
Email: spalucianamarques@gmail.com
Site: www.cursosbylucianamarques.com
Terapias
 

Pindas Chinesas

Pouco se sabem sobre as pindas, ainda não encontramos uma bibliografia que nos fala sobre essa técnica milenar, que nos foi legada, e que no decorrer do tempo foi esquecida. Hoje em dia é moda falar das pindas chinesas, mas a maioria das pessoas ainda não sabem como manuseá-la.

Na verdade não existe apenas as pindas chinesas, existem outros tipo de pindas que foram resgatadas principalmente pela medicina Ayurveda. Falaremos um pouco de cada uma delas e principalmente das pindas chinesas.

Pindas chinesas
São saquinhos de linho, que no seu interior contém ervas aromáticas e sal marinho.

Quais são as ervas aromáticas que existem dento das pindas chinesas?

Lavanda: erva medicinal para acalmar pessoas estressadas, no emocional trabalha a insônia e estados nervosos, é altamente hidratante, atua como cicatrizante e regenerado celular.

Camomila: erva medicinal que trabalha principalmente dores musculares, queimadura, ajuda a regular o aparelho digestivo, trabalha a impulsividade, é calmante e principalmente poucas pessoas sabem, mas a camomila é altamente bactericida.

Jasmim: esta erva tem como um dos seus maiores benefícios trabalhar a ronquidão peitoral, principalmente pessoas gripadas ou com bronquite, auxilia nas dores do parto, alivia cólicas, no emocional podemos trabalhar depressão, nervosismo e perturbações.

Flor de laranjeira: também conhecido como néroli, tem como sua principal função desintoxicação, diarréia e cãibras, no emocional trabalhamos a depressão, apatia, fobia, estresse, medo e tensão. Dentro da estética podemos contar com os óleos essenciais cítricos que nos ajudam muito na desintoxicação, queima de gordura localizada e nos auxilia na prevenção de celulite.

Capim Limão: Erva medicinal que é muito utilizada para enxaqueca, é relaxante, trabalha pessoas que tem dificuldade de concentração, esgotamento mental.

Canela: anti-séptico, artrite, reumatismo, tônico cardíaco, e trabalha a circulação do sangue no corpo, é estimulante mental e antidepressivo.

Alecrim: dores de cabeça, dores musculares, cansaço mental, ótimo para trabalhar dermatite seborréica.

Artemísia: erva medicinal que tem o poder de aliviar cólicas menstruais e dores abdominais.

Eucalipto: Trabalha principalmente o sistema respiratório, é anti-séptico, estimula a concentração, limpa a mente e conseguimos fazer trabalhos relacionados com a obesidade.

Sal marinho: é indicado principalmente para tratamentos de flacidez e celulite na estética, fazendo a talassoterapia. No caso das pindas utilizamos pelo fato do sal ser um elemento condutor de calor para aliviar does musculares, fadiga para recuperarmos a vitalidade da pessoa em tratamento.

Essas são as principais ervas que contém dentro de uma pinda chinesa, essa terapia constitui uma forma saudável e natural para equilibrarmos o sistema respiratório, mas não poderemos esquecer do relaxamento profundo que nos proporciona.

Como se trata de uma terapia que lida com o calor, não poderemos esquecer de falar sobre um dos seus principais objetivos:

Fortificar o Yang enfraquecido em pessoas desanimadas, deprimidas, gripadas, com renite, bronquite, são pessoas que estão em desequilíbrio, na verdade o Yin está prevalecendo e tornando-a mais tímida, por esse motivo as pindas chinesas tem um trabalho maravilho, para fortificar o Yang enfraquecido, expelir o frio e a umidade e aumentar a energia defensiva.

Como todas as outras terapias também temos contra indicações:Cistite na fase aguda, gravidez, infecções agudas, ferimentos na pele e câncer.

Pindas Chinesas X Estresse

O estresse e a tensão tem efeitos acumulativos no organismo humano e podem provocar mais problemas de que se imagina. O desequiíbrio energético evolui de forma gradativa, e isso não é nada bom. O primeiro reflexo é o cansaço mental e físico, depois surgem sutilmente dores no corpo todo.

O ponto de tensão do paciente determina o local da dor, as regiões mais problemáticas são os ombros (cervical) pescoço, tórax e lombar. Nessas áreas podem até aparecer nódulos, resultado de energia bloqueada.As pindas chinesas vem para nos auxiliar, traz o alívio das dores musculares, relaxamento profundo e diminuição do estresse.

É importante ressaltar que como a tensão e a ansiedade acentuam o ritmo respiratório, aumentam também a produção de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce, ou seja, o surgimento de rugas, a flacidez e a falta de tônus da pele.

Protocolo de relaxamento profundo:
Quando seu paciente entra em seu consultório, ou cabine de tratamentos, tente recebê-lo sempre um sorriso, ofereça a ele um chá, de preferência relaxante, escalda pés para aliviar as tensões nos pés e também no corpo pelos pontos reflexos nos pés.

Escalda p�s relaxante para homens:
• Água morna;
• Folhas de sálvia e hortelã;
• 5 gotas de óleo essencial de manjerona;
• 5 gotas de óleo essencial de hortelã;
• 5 gotas de óleo essencial de lavanda;

Escalda pés para mulheres:
• água morna;
• Folhas de colônia e pétalas de rosas brancas;
• 5 gostas de óleo essencial de gerânio;
• 5 gotas de óleo essencial de lavanda:
• 5 gotas de óleo essencial de alecrim;

Massagem realizada com as pindas chinesas:

Primeiro: Deveremos aquece-las

Segundo: O toque com seu paciente/cliente é muito importante, por isso passaremos óleo vegetal em seu corpo para realizarmos a massagem. Qual óleo essencial deveremos utilizar para a massagem com as pindas chinesas? Vamos induzir o paciente ou cliente a um relaxamento profundo, no caso de mulher poderemos utilizar:

Óleo essencial de gerânio e lavanda.
Gerânio: trabalhará o lado feminino, a mulher, por se tratar de um óleo essencial que além de fazer regeneração celular, trabalha também os hormônios, reequilibrando todo fisiológico feminino.


Lavanda: já contém nas pindas chinesas, mas em forma de flores, associando mais o óleo essencial podermos induzir nossa paciente / cliente ao relaxamento.

Para homens:
Óleos essencial de manjerona e lavanda.

Manjerona: trabalha o masculino, relaxamento de todo corpo do homem.

Terceiro: A massagem propriamente, poderemos fazer movimentos superficiais, profundos, sempre obedecendo o sentido das linfa, poderemos inclusive acionar os lifonodos para realizarmos uma massagem relaxante com uma pequena drenagem linfática.
Opcional: Podemos harmonizar os chakras com as pindas, trabalhar pontos de acupuntura, nódulos de tensão e dores musculares.

Como disse antes as pindas nos foram legadas pelos nossos ancestrais, traz para nós todos os ensinamentos de como trabalhar com o ser humano como um todo. Hoje em dia mais do que nunca temos a necessidade de trabalharmos o ser humano, para alivá-lo de dores, ressentimentos, medos, culpas, trazê-los de volta para a realidade com um pouco mais de tranqüilidade e paz interior.

O milagre do cuidado energizante, relaxante, mimoso e terno do bem-estar baseado na medicina asiática e ayurveda.

Muita luz para todas...

Com muito carinho...

Luciana Marques

 
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter