|
Mulheres que bebem o equivalente a duas garrafas de vinho nos finais de
semanas mais do que dobram suas chances de desenvolver câncer de
mama, de acordo com pesquisadores dinamarqueses. O estudo realizado pelo
Centro de Pesquisa do Álcool, que analisou cerca de 17 mil enfermeiras
com mais de 44 anos de idade, foi publicado na revista especializada European
Journal of Public Health. Segundo os pesquisadores, o risco de câncer
de mama aumenta 2% com cada bebida adicional consumida, mas esse número
sobe para 4% nos finais de semana. Isso acontece porque o risco é
maior quando as bebidas são consumidas em um espaço concentrado
de tempo, como acontece aos sábados e domingos. O risco de desenvolver
câncer de mama é 130% maior em mulheres que bebem entre 22
e 27 bebidas por semana, comparado com as que consomem apenas entre uma
e três unidades. A unidade de bebida foi estabelecida como uma garrafa
pequena de cerveja ou uma taça de vinho. Consumo concentrado Entre
as mulheres analisadas pela pesquisa, mais de 25% consomem mais do que
a quantidade recomendada de bebidas por semana, que é de 14 unidades.
Uma em cada dez voluntárias admitiu beber durante a semana, consumindo
mais do que quatro bebidas por dia, enquanto 13% costumam beber mais aos
sábados e domingos. Os pesquisadores dizem que o consumo alto de
álcool pode aumentar os níveis de estrogênio, um hormônio
associado com o desenvolvimento de câncer de mama. Os especialistas
dizem que as mulheres deveriam tentar limitar a quantidade de álcool
que consomem. "Nossa descoberta de que o consumo de álcool
nos finais de semana e o consumo excessivo concentrado aumentam o risco
de câncer de mama sustentam a hipótese de que a ingestão
de grandes quantidades de álcool em um curto período de
tempo aumenta os riscos de conseqüências prejudiciais à
saúde", disse Lina Morch, coordenadora da pesquisa.
Fonte:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23622&janela=1
|