A IMPORTÂNCIA DO ÓLEO DE PEIXE (ÔMEGA-3 EPA e DHA) PARA CRIANÇAS
Poucos profissionais que atuam na área da saúde sabem da importância do consumo de ômega-3 em todas as fases da nossa vida, desde a vida intra-uterina, quando passamos de embrião a feto, até a terceira idade, quando o ômega-3 previne e diminui inflamação, dores e demências.
É muito importante que a gestante tenha uma boa ingestão de ômega-3 para proteger a sua saúde e para que o seu bebê tenha um bom crescimento e desenvolvimento. Existem milhares de pesquisas em todo mundo que prova e comprova a essencialidade do óleo de peixe para o nosso organismo. Até pouco tempo atrás não se falava sobre a importância do ômega-3 para a saúde humana e o que vemos hoje em dia é que ainda existem alguns equívocos quando se fala nesse tema.
Pesquisas sobre a importância do ácido graxo poliinsaturado Ômega-3, divulgados na mídia e em congressos nacionais e internacionais É muito importante conhecer algumas pesquisas e estudos sobre a importância do ômega-3 na saúde humana.
Com isso você poderá discutir e difundir essas importantes informações, até mesmo para os profissionais de saúde que na grande maioria são leigos neste assunto.
A importância dos ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa na gestação e lactação
Durante a gestação, período neonatal e toda a etapa de crescimento do bebê, a oferta desses ácidos graxos em quantidades adequadas é fundamental para o bom desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.
Por essa razão, a mãe desempenha um papel primordial na oferta desses ácidos graxos, devendo consumir uma dieta rica em alimentos fontes, para atender não só as necessidades da criança em cada uma dessas etapas como também as suas.
Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2007 e publicado na revista brasileira de saúde materno infantil.
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. vol.7 no.2 Recife Apr./June 2007
Ácidos graxos aceleram desenvolvimento cerebral em crianças com sobrepeso
Acrescentar um suplemento de ácidos graxos na dieta diária contribui para acelerar o desenvolvimento cerebral nas crianças com sobrepeso, revela um estudo feito por cientistas do hospital britânico Imperial College.
Segundo o jornal britânico "The Times", o estudo chega à conclusão que o cérebro que as crianças desenvolveram em três meses é o que, em condições normais, corresponde a um de três anos.
Em doze semanas, elas diminuíram de peso, mostraram as habilidades de leitura de uma criança um ano mais velha, e aumentaram sua memória, seus níveis de concentração e suas habilidades na resolução de problemas. O estudo também indica que o fast-food pode atrofiar o desenvolvimento mental.
Fonte:
A fortificação de bebida com múltiplos micronutrientes para crianças em idade escolar pode resultar em melhorias na aprendizagem e memória
Essa foi a conclusão de um estudo Australiano realizado em 396 crianças com idade entre 6 e 12 anos. As crianças que receberam uma bebida com ômega-3 e outros nutrientes (ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas A, B6, B12 e C) apresentaram escores mais altos em testes de medição da inteligência verbal, aprendizagem e da memória, que um grupo de estudantes que não receberam a bebida nutricional. Os testes foram realizados após seis meses e um ano.
Fonte:
Continua, clique aqui......... |