Uma dose diária de óleo de peixe é melhor no tratamento de hiperatividade e déficit de atenção infantil do que o medicamento Ritalina
Matéria publicada no jornal Britânico Daily mail em 2006 faz referência a um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália.
Os pesquisadores Australianos chegaram a essa conclusão após suplementarem crianças entre sete e doze anos de idade com óleo de peixe e outras com placebo (cápsulas sem óleo de peixe). As crianças que tomaram placebo só apresentaram melhoras após trocar o placebo pelo óleo de peixe.
As crianças melhoraram na escrita, leitura e comportamento. Apesar de saberem da importância do ômega-3 para a saúde humana, a maioria das pessoas consomem apenas 20 por cento do mínimo necessário, recomendado para uma boa saúde.
Fonte:
Omega-3 proporciona muitos benefícios, incluindo a melhoria da aprendizagem e memória, além de ajudar em doenças mentais como depressão, transtornos do humor, esquizofrenia e demência
Esta é a conclusão do Dr. Fernando Gómez-Pinilla, um professor de neurocirurgia e ciências fisiológicas da Universidade da Califórnia (UCLA). O professor analisou mais de 160 estudos sobre a influência do alimento no cérebro.
Os ácidos graxos da família ômega-3 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. A deficiência alimentar deste nutriente em humanos tem sido associada com o aumento do risco de várias doenças mentais, incluindo transtorno de déficit de atenção, dislexia, demência, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.
Segundo o Dr. Gómez-Pinilla, diversos estudos concluíram que as crianças que tiveram aumento da quantidade de ômega-3 na sua dieta, melhoraram o desempenho na escola, na leitura e na escrita e tinham menos problemas de comportamento.
Fonte: Gómez-Pinilla, F.; Brain foods: the effects of nutrients on brain function Nature Reviews Neuroscience 9, 568-578 (July 2008).
Óleo de peixe ajuda a tratar crianças acima do peso e com colesterol alto, afirma estudo
Matéria publicada em abril de 2009 no portal G1 (globo) revela que cientistas da Universidade de Nevada (EUA) descobriram que a ingestão de óleo de peixes, rico em ômega-3, pode auxiliar no tratamento de crianças acima do peso.
Fonte:
44% das crianças atendidas na UNICAMP têm colesterol elevado
Foi o que constatou uma pesquisa da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) realizada entre os anos de 2000 e 2007 com 1.937 crianças e adolescentes atendidos no hospital da universidade. Além do colesterol, 56% das crianças apresentavam altos índices de triglicerídeos que estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares.
Fonte:
Ômega-3 pode ajudar na regeneração de neurônios, aponta pesquisa
Essa matéria foi ao ar em novembro de 2009 no Jornal da Globo e postada no site G1 da Globo.A descoberta veio de um laboratório na Universidade Federal de São Paulo. Cientistas já haviam descoberto que substância previne morte de células.
Fonte:
Como aumentar a ingestão do óleo de peixe (ômega-3) para crianças
Esse é um grande desafio enfrentado pelos pais, aumentar a ingestão de óleo de peixe na dieta das crianças, pois as mesmas não têm o hábito de comer peixes, lembrando que o mesmo deve ser de águas frias e profundas e não devem ser fritos. Outra maneira de aumentar a ingestão de ômega-3 é através de alimentos funcionais industrializados.
A grande novidade neste seguimento é o surgimento no mercado nacional de uma linha de produtos exclusiva para crianças que contém 800mg de ômega-3 (óleo de peixe) micro encapsulado por dose, além de ser fonte de vitaminas e minerais. Fazem parte desta linha, pó para preparo de gelatina e de milk-shake, este último no sabor chocolate, que mesmo sem adição de açúcar é saboroso, pois é adoçado com sucralose.
Desta forma poderemos oferecer esses importantes nutrientes diariamente para nossas crianças, estimulando a sua saúde física e mental, e o melhor, de uma maneira saborosa, sem forçar.
A importância de micro encapsular o óleo de peixe é que desta forma o mesmo não altera o sabor do alimento, além de que as nano cápsulas são resistentes a temperatura e a acidez gástrica, desta forma não há perda no processo de industrialização e o óleo de peixe só será liberado das nano cápsulas no intestino, local aonde é absorvido pelo organismo.
Conclusão:
Depois de lêr essa matéria, fica muito claro o papel fundamental que o óleo de peixe tem na vida e na saúde humana, principalmente das crianças. Mas, para que o ômega-3 possa “agir” corretamente é necessário a presença de vitaminas e minerais, por isso que não adianta repor apenas o óleo de peixe para as crianças. Cabe aos pais proporcionar a adequada ingestão de ômega-3 e demais nutrientes aos seus filhos, seja por alimentos ou suplementos.
Dr. Alexander L. Gomes de Azevedo Médico Nutrólogo
O Dr. Alexander é especialista em Nutrologia, especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento das enfermidades nutricionais, como é o caso da obesidade. Nos anos 90 fez vários cursos de estética e ortomolecular.
No ano 2000 fez pós-graduação em saúde de família na USP. Em 2002 o Dr. Alexander idealizou um tratamento para gordura localizada denominado HLPA, que hoje é sucesso em todo mundo.
Já em 2006 escreveu o livro “As 11 Dietas mais Famosas do Mundo”, que logo se transformou em best-seller. No final de 2007 escreveu mais um livro, “A Dieta Antiinflamatória” que descreve o perigo da inflamação silenciosa e como tratá-la. Em 2008, o Dr. Alexander assumiu o cargo de diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia – ALAN
No ano de 2010, preocupado com a má alimentação e o aumento da obesidade e várias outras doenças entre crianças brasileiras, lançou um livro dedicado a alimentação e saúde infantil. |