Essa técnica é utilizada na área da Estética desde 1938, na França, hoje em dia é indispensável para o profissional, pela sua gama de utilização.
O aparelho utilizado nesse procedimento é chamado de Alta freqüência e gera corrente elétrica de intensidade controlada e indolor.
Ele possui uma bobina de alta tensão conectada a um eletrodo de vidro, que contém um gás, produzindo um fluxo de luz fraca e faíscas que ao entrarem em contato com o ar, liberam átomos de oxigênio, gerando o ozônio (O3). Com o auxílio do eletrodo, a aplicação estimula a circulação periférica é pela ação elétrica.
Nesse momento são facilitadas as trocas de metabolismo, que são fenômenos físicos-químicos que mantêm a vida do organismo, assimilando substâncias essenciais à vida.
Por produzir ozônio, têm propriedades bactericidas, pois elimina as bactérias anaeróbicas. É fungicida, auxiliando no tratamento de fungos, e oxidante, pois age como renovador celular.
Seu efeito hemostático estanca pequenos ferimentos e destrói agentes invasivos pelo efeito esterilizante.
Sua propriedade antiinflamatória é visível na 1ª aplicação. Podemos aplicar o equipamento de alta-freqüência em alguns procedimentos nos salões de beleza de maneira consciente e adequada, usufruindo de todos os seus benefícios na intenção de proporcionar ao cliente um tratamento moderno, diferenciado e renovador.
Existem no mercado vários aparelhos, com o mesmo princípio de funcionamento, alterando apenas os eletrodos que se adaptam anatomicamente à região a ser tratada.
Modelos usados:
• Na terapia capilar:
Pente e Cebolinha
• Na depilação:
Forquilha e Cebolinha
• Na estética facial:
Cebolinha, Cebolão, Saturador, Rolinho e Faiscamento direto
• Na estética corporal:
Forquilha, Cebolão e Saturador
• No cutilamento e hidratação de pés e mãos:
Faiscamento direto e cebolinha.
• Na podologia:
Cachimbo grande Rabo de baleia, Cachimbo pequeno, faiscamento direto e cebolinha
Cuidados:
NÃO utilizar o equipamento sobre peles com produtos que contenham álcool ou substâncias inflamáveis ou com manchas ou pintas de coloração e espessuras alteradas.
Contra-indicações:
• Grávidas.
• Portadores de marca-passo e pinos metálicos.
• Convulsivos.
• Pacientes neoplásicos (com câncer).
Não devemos manter o eletrodo por mais de três segundos no mesmo local, pois a pele queima, escurece.
Daí a extrema importância da anamnese, que deve ser preenchida como avaliação inicial, antes de se iniciar qualquer procedimento.
Importante:
Saber do passado e presente clínico do nosso cliente nos é de grande valia por ser uma atitude, acima de tudo, profissional.
O auxílio eletro terápico tem caráter preventivo, além de auxiliar no tratamento de várias patologias, pois oxigena, renova e protege as células da pele.
|